Autor(a) - Franklin Bressane

15-03-2021 20h42

Como Posso me Proteger na Vida Diária

O medo faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas que são vítimas de intimidação no trabalho, na escola, também pela internet; outras são vítimas de assédio sexual.

Acabe com as intimidações sem usar a força física - alguns agressores querem provocar você apenas para ver como você vai reagir. Não leve tão a sério. Se a provocação for apenas uma tentativa de dizer algo engraçado, procure levar isso como brincadeira, em vez de ficar ofendido. Se a pessoa notar que as palavras dela tiveram pouco efeito, é provável que pare de provocá-lo.

Seja brando, pois uma resposta branda é o que o agressor menos espera e isso pode acalmar uma situação tensa. Sabemos que manter o controle ao ser provocado exige autodomínio, mas essa é sempre a melhor coisa a fazer. 

Brandura é sinal de força. A pessoa branda não perde o equilíbrio com facilidade. Por outro lado, o agressor geralmente é inseguro, frustrado ou até mesmo desesperado. Porém, se a situação lhe parecer fora de controle, proteja-se. Por exemplo, se a situação está próxima de se tornar violenta, simplesmente saia e se distancie.

Relate o assunto para pessoas de sua confiança. Esteja certo que todos eles podem lidar com o assunto de forma discreta, a fim de não envolvê-lo em mais problemas.

Em resumo, o agressor não vai vencer se você não entrar no jogo dele. Não aceite a provocação, em vez disso, assuma o controle da situação. Se estiver sendo assediado sexualmente, é natural ficar com raiva, mas diga não com firmeza. 

Um não dito sem firmeza pode ser interpretado por seus agressores como um sim ou talvez. Então, seja firme e direto, essa será sua melhor defesa. Lidar com intimidações ou assédio sexual não é fácil, mas é totalmente possível.
 

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.

Generic placeholder image
Franklin Bressane

Formado em Administração com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Educador em desenvolvimento humano, capacitação profissional e empreendedorismo na rede Senac - São Paulo. Esteve à frente por 7 anos na instituição como instrutor e docente na área de Administração e Negócios.




Obrigação entre cônjuges - Pensão de Alimentos, ou Alimentos Transitórios 

O Direito de Vizinhança no Condomínio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

whatsapp twitter linkedin
^
subir