Simulado OAB


 Exame: OAB EXAME XXII -
 Data da prova: 04-2017 -
 Questão na prova: 31 -
 Ramo: Direito Administrativo -
 Tema: Diversos
 Organizadora: FGV
 Dificuldade: Relativamente Fácil
1A Administração Federal irá realizar sucessivos contratos de compra de produtos de papelaria, de uso contínuo nos órgãos para os quais os bens estão destinados. Para tanto, pretende fazer uso dos mecanismos legais que melhor atendam ao princípio da eficiência. No caso, acerca da modalidade de licitação a ser adotada, assinale a afirmativa correta.
É cabível a utilização do regime diferenciado de contratações públicas (RDC).
Deverá ser utilizada a modalidade leilão para cada uma das compras a contratar.
É possível o processamento das compras pelo sistema de registro de preços, mediante a utilização da modalidade pregão.
É obrigatória a utilização da modalidade convite, independentemente do valor orçado.
 Exame: OAB EXAME XXII -
 Data da prova: 04-2017 -
 Questão na prova: 33 -
 Ramo: Direito Administrativo -
 Tema: Diversos
 Organizadora: FGV
 Dificuldade: Relativamente Difícil
2O Município Beta procedeu ao recadastramento de seus servidores efetivos e constatou que 6 (seis) bacharéis em contabilidade exerciam variados cargos na estrutura administrativa, todos providos mediante concurso público. Verificou também que existiam 10 (dez) cargos vagos de auditores fiscais de tributos, decorrentes de aposentadorias havidas nos últimos anos. O Município, considerando a necessidade de incrementar receitas, editou lei reorganizando sua estrutura funcional de modo a reenquadrar aqueles servidores como auditores fiscais de tributos. Com base na hipótese apresentada, acerca do provimento de cargo público, assinale a afirmativa correta.
A medida é inválida, porque o provimento originário de cargo efetivo em uma determinada carreira exige concurso público específico.
A medida é válida, porque os servidores reenquadrados são concursados, configurando-se na espécie mera transformação de cargos, expressamente prevista na CRFB/88.
A medida é inválida, porque o provimento de todo e qualquer cargo faz-se exclusivamente mediante concurso público.
A medida é válida, porque os servidores reenquadrados são concursados e não há aumento de despesa, uma vez que os cargos preenchidos já existiam.
 Exame: OAB EXAME XIII -
 Data da prova: 04-2014 -
 Questão na prova: 35 -
 Ramo: Direito Administrativo -
 Tema: Diversos
 Organizadora: FGV
 Dificuldade: Relativamente Fácil
3Nos termos da Lei nº 11.445/2007 (Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico), assinale a afirmativa que indica o serviço público que não pode ser considerado como saneamento básico.
Esgotamento sanitário.
Manejo de águas pluviais urbanas.
Limpeza urbana.
Administração de recursos hídricos.
 Exame: OAB EXAME XV -
 Data da prova: 11-2014 -
 Questão na prova: 35 -
 Ramo: Direito Administrativo -
 Tema: Diversos
 Organizadora: FGV
 Dificuldade: Relativamente Difícil
4No curso de obra pública, a Administração Pública causa dano em local compreendido por área de preservação permanente. Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica de quem é a responsabilidade ambiental.
Em se tratando de área de preservação permanente, que legalmente é de domínio público, o ente só responde pelos danos ambientais nos casos de atuação com dolo ou culpa grave.
Em se tratando de área de preservação permanente, a Administração Pública responderá de forma objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
Em se tratando de dano ambiental cometido dentro de área de preservação permanente, a Administração Pública não tem responsabilidade, sob pena de confusão, recaindo sobre o agente público causador do dano, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
Trata-se de caso de responsabilidade subjetiva solidária de todos aqueles que contribuíram para a prática do dano, inclusive do agente público que determinou a prática do ato.
 Exame: OAB EXAME XXIX -
 Data da prova: 06-2019 -
 Questão na prova: 32 -
 Ramo: Direito Administrativo -
 Tema: Diversos
 Organizadora: FGV
 Dificuldade: Relativamente Fácil
5Virgílio é proprietário de um imóvel cuja fachada foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, autarquia federal, após o devido processo administrativo, diante de seu relevante valor histórico e cultural. O logradouro em que o imóvel está localizado foi assolado por fortes chuvas, que comprometeram a estrutura da edificação, a qual passou a apresentar riscos de desabamento. Em razão disso, Virgílio notificou o Poder Público e comprovou não ter condições financeiras para arcar com os custos da respectiva obra de recuperação. Certo de que a comunicação foi recebida pela autoridade competente, que atestou a efetiva necessidade da realização de obras emergenciais, Virgílio procurou você, como advogado(a), para, mediante orientação jurídica adequada, evitar a imposição de sanção pelo Poder Público. Sobre a hipótese apresentada, assinale a opção que apresenta a orientação correta.
Virgílio poderá demolir o imóvel.
A autoridade competente deve mandar executar a recuperação da fachada tombada, às expensas da União.
Somente Virgílio é obrigado a arcar com os custos de recuperação do imóvel.
As obras necessárias deverão ser realizadas por Virgílio, independentemente de autorização especial da autoridade competente.
0h 0m 0s
Curso de Síndico Profissional