EXCELENTÍSSIMO SR. MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA vem, perante a Egrégia Corte, com fundamento no art.102, I, "a" da Constituição Federal e na Lei n°4337, de 01.06.1964, propor
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
em face de
art. ….. da Lei n° …., de ….., sancionada pelo Sr. Governador do Estado de …., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
DOS FATOS
A citada Lei estadual, ao regular a instalação de usinas de ….., viola, no art. ….., dispositivo constitucional, o art. 225, §1°, inciso IV, que, exige estudo prévio de impacto ambiental para instalação de obra ou atividade "potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente".
Com efeito, o artigo impugnado se restringe a exigir simples parecer de um funcionário da Secretaria de Agricultura.
DO DIREITO
O legislador estadual parece alheio aos problemas do meio ambiente, quando o Brasil, através da Conferência da ONU, assenta normas e planos de defesa da vida no planeta terrestre. A redação do art. ….. não deixa dúvida sobre a grave omissão da lei e a inconstitucionalidade do apontado dispositivo, verbis
"Art. ….. A construção de usinas …" (transcrever)
DOS PEDIDOS
Diante o exposto, REQUER:
A notificação das autoridades responsáveis para prestarem informações no prazo de vinte dias;
A suspensão do ato impugnado, a fim de evitar problemas administrativos com as benesses da malfadada lei;
Procedido na forma dos arts. 107 a 110 do Regimento Interno, seja declarada a inconstitucionalidade e comunicada a decisão aos órgãos interessados, para os fins de direito.
Nesses termos, pede e aguarda deferimento.
[Local], [dia] de [mês] de [ano].
[Assinatura]