EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIRETO DA ____ ª VARA CÍVEL DE _________________ – UF
________________________, (nome, qualificação), por seu procurador adiante assinado _______ (qualificação), inscrito na OAB/_____ sob nº _____ e CPF/MF nº ___, estabelecido na Rua _____ nº _____, Bairro ___, na Comarca de ___, CEP _____, fone _____, onde recebe intimações e avisos , vem, respeitosamente à presença de V. Exa., ajuizar a presente
AÇÃO DE ABERTURA DE INVENTÁRIO
os bens deixados pelo falecido, pelas razões que expende-se a seguir:
1. No dia __/__/____, veio a óbito nesta cidade, aos ___ anos, o Sr. ____________, (qualificação), residente e domiciliado nesta cidade, à Rua _________, nº ____, inscrito sob o CPF nº _________, tendo sido atestado pelo Dr. _______________, inscrito CRM sob nº ______, de acordo com a Certidão de Óbito anexa.
2. Também, o falecido ______________ deixou testamento público, lavrado nas notas do Cartório, livro ___, fls. . ____, em data de ___ de acordo com a lei, além de herdeiros, legatários e bens a serem objetos de inventário.
3. Sendo assim, nos termos do art. 616, III do CPC, requer o legatário que V. Exa., ordene a abertura do inventário, procedendo-se a intimação do cônjuge supérstite (qualificação), para dar prosseguimento ao feito, prestando compromisso de exercer o cargo de inventário com a apresentação de suas primeiras declarações, com o prosseguimento do inventário na forma e para os fins de direito.
4. Requer, ainda que, V. Exa., determine a citação do testamenteiro (qualificação), para que proceda a abertura e efetive cumprimento do testamento, trazendo-o aos autos.
Dando à causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ ________ (valor por extenso),
Pede e aguarda deferimento.
Cidade, ……… de ………………….. de 20XX
Nome do advogado
OAB/UF