EXCELENTÍSSIMO SR. DOUTOR DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE _____________
_______________(Nome), (Qualificação), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), portador da cédula de identidade __________, inscrito no CPF/MF sob o nº __________, residente e domiciliado à Rua__________, Bairro _____, na cidade de _______, por seu advogado infra-assinado, com escritório estabelecido à Rua________, nº___, Bairro__________, cidade_________, UF, onde recebe suas intimações e avisos, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos Arts. 485 a 495 e 1.030, do CPC/73 (Arts. 737, §§ 1º ao 4º, 966 e 975, do NCPC/15), impetrar a presente
AÇÃO RESCISÓRIA DE INVENTÁRIO
contra ________(nome e qualificação), conforme as razões de fato e direito que a seguir se expõe:
1. (Explicar o motivo da presente ação, ou qualquer das hipóteses determinada no artigo 975, do CPC), assim como, quando o caso, sobre sentença proferida nos autos de inventário, revelando o interesse da parte na rescisão da sentença da partilha).
2. Desta maneira, conforme exposição acima, entende-se que a presente ação rescisória é logicamente admissível face à ofensa esclarecida a Vossa Excelência, dando ensejo de tal providência por parte do autor.
3. Diante do exposto, estando dentro do prazo à propositura da presente ação rescisória (doc.___), oferecendo depósito da importân-cia de ___________ correspondente a ______ por cento (__%) do valor da causa, devidamente atualizado até a presente data (doc.___), requer que seja citado o réu, já devidamente qualificado, para que, querendo, contes-te a presente ação no prazo que lhe foi fixado, prosseguindo-se conforme dispõem os Arts. 347 a 357 do CPC assim como as demais providências legais, pleiteando-se desde já seja a ação julgada procedente, com a restituição de depósito ora efetuado pelo autor, com os acréscimos devidos, condenando-se o réu nos efeitos da sucumbência.
4. Protesta-se provar o alegado por todos os meios ad-mitidas pelo Direito e, sendo necessária a produção de provas em outra Comarca, na forma do art. 492, Código de Processo Civil, expedindo-se a competente carta de ordem para tanto.
Dá-se à causa, o valor de R$___________ (______).
Termos em que,
pede deferimento.
Pede deferimento.
Cidade, …………. de …………………..de 20XX
Nome do advogado
OAB/UF