EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE …………………….. – UF
Proc. nº________
_______________(Qualificação), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº ____, inscrito no CPF sob o nº ____, residente e domiciliado à Rua ____, nº ____, Bairro ____, Cidade ____, CEP ____, no Estado de ____, por seu advogado infra-assinado, inscrito na OAB/_____ sob nº _____ e estabelecido na Rua _____ nº _____, Bairro ___, na Comarca de ___, CEP _____, fone _____, onde recebe intimações e avisos – Art. 39, I, do CPC/73 (Artigo 106, I, no NCPC/15), vem respeitosamente a presença de V. Exa., nos autos de INVENTÁRIO dos bens deixados pelo óbito de________, requerer, com fulcro no Art. 628, §§ 1º e 2º, do CPC , SUA ADMISSÃO NA SUCESSÃO, onde o suplicante é legítimo herdeiro do “de cujus”, conforme prova em anexo (doc. __), tendo o inventariante, de maneira injusta e irresponsável, deixado de fora do quadro de herdeiros.
I. Requer, portanto, a oitiva das partes acerca do presente pedido, para ao final, observadas as formalidades legais, admitir o suplicante no quadro de herdeiros.
II. Sendo o entendimento de V. Exa., de mandar o suplicante para as vias ordinárias (Art. 628, §§ 1º e 2º, do CPC), requer que sejam reservados os bens em poder do inventariante, para que seja preservado seu quinhão, até que pelos meios legais se decida a questão, comprometendo-se o suplicante a ajuizar a respectiva ação no prazo de 30 (trinta) dias contados da intimação da decisão acerca do presente pedido.
Nestes Termos,
Pede deferimento.
(local e data)
Cidade, ………. de ………………….. de 20XX
Nome do advogado
OAB/UF