Poucos se dão conta de quão imenso é o mercado condominial. Estima-se que o PIB desse segmento chegue a 3,3 bilhões de reais.
Poucos se dão conta que passam na frente de condomínios todos os dias da sua vida.
A cada semana nasce um novo condomínio.
O mundo condominial exige aspectos legais, administrativos e interpessoais. Nesse cenário, a atuação de um advogado especializado em direito condominial é indispensável para garantir o equilíbrio e a harmonia na convivência coletiva, bem como a proteção dos interesses jurídicos da comunidade condominial.
O advogado condominial pode utilizar seus conhecimentos para a elaboração de convenções e regimentos internos, mediação de conflitos, interpretação e aplicação das leis, elaboração e revisão de documentos, verificação prévia de contratos, representação jurídica, orientação preventiva, proteção patrimonial individual e coletiva.
Os cursos superiores não têm como preparar o advogado para atuar na área condominial e isso pode ser sanado pela leitura desse livro. Vá atrás de um mercado que cresce a cada dia e é carente nesse quesito: advogados com conhecimento na área condominial.
Além disso, o advogado é um dos profissionais mais habilitados a exercerem o cargo de síndico profissional.
A presença de um advogado no mundo condominial transcende a solução de litígios. Sua atuação preventiva e estratégica promove uma convivência mais harmoniosa, uma gestão mais eficiente e a segurança jurídica necessária para que os interesses da coletividade sejam respeitados.
O investimento em um profissional qualificado é, sem dúvida, um passo essencial para o sucesso de qualidade.
Professor Ivan Horcaio
Com 38 anos atuando em condomínios, sendo 15 como engenheiro e os últimos como advogado condominial.
Advogado, com especialização em Direito Imobiliário.
Professor e palestrante, já escreveu 13 livros, sendo quatro na área condominial, que estão na sua quarta edição.
Profundo conhecedor dos meandros dos condomínios, aproveita suas quase quatro décadas na área para abordar assuntos de inteiro valor a aqueles que desejam entram nessa promissora área ou se especializar no assunto, mesmo não sendo síndicos profissionais.
Trabalha desde a constituição de condomínios, elaboração e alteração de convenções e regimentos internos, consultoria jurídica a síndicos e administradoras, análise de contratos, atuando em ações em que o condomínio figure no polo passivo ou ativo, atuando na prestação de serviços advocatícios que envolvem os inadimplentes e muitas outras atividades.