Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

26-02-2020 11h49

A Técnica Pomodoro

As time boxes, que na tradução literal significa "caixas de tempo", ou seja, compartimentalizar o tempo para planejá-lo no sentido de fazer um trabalho limitado, executando-o da melhor forma que puder, numa janela de tempo definida, é considerada uma das melhores ferramentas de produtividade já inventadas.

Uma das maneiras de fazer isso é com a The Pomodoro Technique, que alguns milhões de pessoas já usaram para transformar suas vidas, tornando-as mais produtivas, mais focadas e ainda mais inteligentes.

Importante frisar que não de deve confundir ferramenta de produtividade com técnicas de estudo. As técnicas de estudo, como mapas mentais, por exemplo, podem ser potencializadas pelas ferramentas de produtividade, como a Técnica Pomodoro. Para entender sem qualquer dúvida, as técnicas de estudo são os mecanismos utilizados para se estudar, ao passo que ferramentas de produtividade procuram potencializar o tempo utilizado.

Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. Corremos contra o relógio para terminar as tarefas e cumprir os prazos. A técnica Pomodoro ensina você a trabalhar com o tempo, em vez de lutar contra ele. Um sistema revolucionário de gerenciamento de tempo, sendo ao mesmo tempo enganosamente simples de aprender e podendo mudar a sua vida na hora de estudar.

Esse nome engraçado foi como o italiano Francesco Cirillo batizou a metodologia de time boxes que ele desenvolveu e que vem dando certo para muita gente. Tudo o que você vai precisar é de papel, caneta e um timer. No caso do autor, o timer tinha o formato de um tomate (ou pomodoro, em italiano), desses que muitas pessoas tem na cozinha para contar o tempo das receitas, mas pode ser usado qualquer marcador de tempo, como o timer do celular ou algum aplicativo ou programa para computador, por exemplo.

A ideia é listar as tarefas que você quer completar no dia e estimar quantos “pomodoros” vai levar para ela ser completada. Cada pomodoro nada mais é do que um curto time box, de apenas 25 minutos. Durante esses 25 minutos, você vai fazer sua tarefa e exclusivamente sua tarefa. Focado como o máximo de sua atenção, sem pensar ou fazer mais nada.

Depois, descansará entre 5 e 10 minutos, e aí vem uma questão importante, pois esse período de 5 a 10 minutos deve ser ocupado com tudo, menos algo relacionado aos estudos, podendo ser utilizada para caminhar, ir ao banheiro, tomar um café, etc., mas nada relacionado aos estudos, pois é um período para aliviar o cérebro e as tensões, sendo que esgotado esse tempo, se  recomeçará um novo pomodoro de 25 minutos. Essa time box é formada por 4 pomodoros até ter um descanso maior, que pode ser superior a meia hora.

Se surgir alguma outra coisa para fazer, ou se alguma pendência surgir na sua mente, simplesmente anote no papel para se preocupar com isso depois e siga adiante, fazendo a sua tarefa. Lembre-se de que, durante o pomodoro, só pode ser feita a tarefa planejada.

Em breve vamos falar mais sobre essa técnica.

Vivam a vida, e até breve.
 

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




O Poder do Hábito

Resolução de Questões (Parte 1)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir