Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

26-03-2020 18h15

Aprofundando na técnica Pomodoro

Qualquer atividade mental realizada com afinco e por um tempo prolongado é extremamente cansativa. Esse cansaço faz com que as pessoas, a partir de um certo momento, passem a perder a capacidade de concentração. A Técnica Pomodoro procura evitar que isso aconteça e vamos tentar passar como ela pode ser aplicada

Essa técnica foi criada por Francesco Cirillo, um italiano, e isso ocorreu no final da década de 1980. Ela consiste em uma metodologia de gerenciamento de tempo que encoraja as pessoas a trabalhar com o tempo que elas têm, e não contra ele, administrando seu tempo e, ao mesmo tempo, possibilitando que não se atinja o ponto de cansaço. 

Um cronômetro é utilizado, e inicialmente, consta que Francesco se utilizou de um desses contadores de tempo utilizados na cozinha que tinha o formato de um tomate, daí o nome da técnica, pois, em italiano, tomate se pronuncia pomodoro.

A ideia é dividir seu dia de trabalho em pedaços de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. A cada quatro pedaços de 30 minutos, ou seja os 25 minutos de estudo mais os 5 minutos de descanso, seja feita uma pausa maior de 20 a 30 minutos, portanto, sendo que nesses espaços maiores de descanso a pessoa faça um lanche, os mesmo suas refeições, possa ir no banheiro, ligar para seus amigos etc.

A técnica se baseia no fato de que as pausas frequentes intensificam a agilidade mental. O temporizador impõe certo senso de urgência.

Uma sacada interessante é fazer com que as pessoas sintam que não se tem um tempo infinito no dia de trabalho para fazer as coisas e desperdiçá-lo com pequenas distrações, pode ser bastante prejudicial.

Elas tem exatos 25 minutos para fazer o máximo de progresso possível em com o estudo.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a evitar aquele esgotamento que muitas pessoas sentem no final do expediente. O cronômetro te força a levantar, respirar e, depois, voltar ao trabalho.

A ideia é que você se concentre completamente na sua tarefa sem mudar o foco para fazer outras coisas, sem se distrair. Quando o tempo está passando, você ignora o desejo de checar e-mails, acessar o Facebook, responder a mensagens de texto ou fazer qualquer outra atividade que o distraia, pois você está completamente focado em concluir sua tarefa.

Na próxima publicação entraremos na Técnica Pomodoro na prática.

Vivam a vida, e até breve.
 

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Você Conhece Vilfredo Pareto?

Concursos Públicos: Presente e Futuro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir