Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

27-03-2020 20h58

Como Administrar o Tempo na Prova

Na hora da prova, isso na primeira fase, é claro, você tem duas importantes informações: o numero de questões e o tempo disponível. É fundamental que você tenha isso em mente e saiba que essas informações são fundamentais.

A grande vantagem de estudar por meio de resolução de questões é que, além de te preparar para a banca examinadora da prova, no caso a FGV, você está treinado quanto ao tempo de resolver as questões.

Não adianta muito você ler todas as questões antes de começar, pois você vai ter que fazer isso de qualquer maneira.

Uma boa dica é você ir direto para o ramo do Direito que você domina ou gosta dos temas ou costuma se dar bem. Isso permite que você possa responde-las rapidamente, aumentando  o tempo que poderá disponibilizar para as questões mais complicadas.

Além disso, as perguntas mais difíceis costumam sugar muita energia e deixar o candidato nervoso. Melhor evitar isso já de saída.

A segunda fase é, agora sim, começar pela primeira questão e ir respondendo aquelas que você consiga responder praticamente de pronto, exigindo pouco tempo.

Feito isso, o jogo vai começar.

A terceira fase consiste em enfrentar as questões que precisam apenas uma reflexão e, para isso é uma boa ideia tentar, de pronto, partir para as questões que tenham alternativas que possam ser eliminadas facilmente.

Se você elimina uma alternativa, já aumenta em muito as suas possibilidades. Se você está certo do que está fazendo, risque a alternativa inverossímil. Tire-a de sua preocupação. Avalie as três alternativas restantes e vá em frente. Nessa hora, pode haver a possibilidade de eliminar até mais uma alternativa.

Finalmente, chegou a hora de enfrentas as questões complicadas. Aquelas que são tão difíceis que nem ao menos é possível eliminar nenhuma alternativa. Isso vai depender de quanto você estudou, do seu conhecimento e varia de pessoa para pessoa. 

Nunca esqueça de ficar atento ao tempo. Se você estudou por resolução de questões, você pode não estar com tempo sobrando, mas estará ciente de como está em relação a isso.

Nessa hora, o que vale é a força bruta, ou seja, é nessa hora que o seu preparo e conhecimento vai funcionar. É pensar, pensar e pensar.

É fundamental dar atenção também ao preenchimento da folha de respostas. Crie uma estratégia para esse momento. Deixar para preencher tudo para o final ou ir marcando as que têm absoluta certeza é uma coisa que você já tem que ter decidido antes da prova. Em toda etapa da prova, jamais improvise. Vá com sua estratégia pronta.

Para isso, estudar por resolução de questões também ajuda. Teste como você se sai melhor, qual forma é mais rápida. O mais importante é ter cuidado para não rasurar a folha e acabar comprometendo todos o seu desempenho. Poucos se preparam para isso: preencher a folha de teste. Mais uma vez, jamais improvise.

Finalmente, lembre-se de poucos e pequenos intervalos de descanso. Dois ou três minutos para comer uma barra de cereais ou tomar o gole de água pode fazer toda diferença. nesses dois ou três minutos, relaxe, estique os braços, se mexa. Resumindo, esqueça onde está e relaxe.

Vivam a vida e até breve.

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Prova Adiada: Carteira Caçada

Calendário OAB 2020 - Ainda sem previsão

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir