Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

15-03-2020 18h43

Como Avaliar um Edital

Cronogramas, livros e apostilas sem fim. Essa é a vida de quem vai estudar para concurso. Mas você pode estar se esquecendo de um detalhe importante. O edital.

Não subestime as regras do jogo.

Saber como analisar um edital de concurso já coloca você uns passos à frente de outros candidatos.

Afinal, é ali que estarão descritas as principais especificidades do certame. Cargos, estilos de prova e conteúdos programáticos, tudo isso muda a forma como você precisa organizar seus estudos. Saiba que cada banca examinadora leva em conta critérios diferentes na hora de avaliar as respostas.

Exatamente. Cada concurso é único. Por isso é necessário saber como analisar o edital.
 
Os cargos 

Geralmente, após as disposições preliminares do concurso público, que incluem a validade de homologação do certame e alguns respaldos legais para a inscrição dos candidatos, a primeira seção que merece importância é a dos cargos. 

Nela, você vai ver quais são as vagas abertas para os candidatos, além de um detalhe fundamental: os requisitos básicos. Deixar passar essa informações pode levar a uma jornada de estudos em vão, já que existe a possibilidade de você não ter a formação necessária para a vaga. 

Também é nessa parte que o edital descreve o salário para cada vaga. Então, imprima, grife com um marca-texto bem chamativo e fixe essa parte em um espelho da sua casa. Afinal, é Lima baita motivação para permanecer firme e forte na rotina de estudos.

As inscrições 

Depois, costuma vir a seção com informações sobre as inscrições. Leia e releia essa parte muito carinho. É aqui que estarão indicados os prazos e o local para candidatura, os dados para pagamento da inscrição e as especificidades para pessoas com deficiência e autodeclaradas negros.

Se você perder as datas, não tem choro nem vela, o sonho do cargo de servidor público ficará para a próxima. Então, cuidado redobrado.

As provas 

Na seção sobre as provas, você ficará sabendo como é a cobrança dos conteúdos; o estilo de avaliação escolha, questões dissertativas, estudo de caso etc., a duração do exame e a data de aplicação. Esse é outro trecho do edital que merece um espacinho no seu espelho ou um post-it na tela do computador.

Os critérios de classificação 

Em seguida, a publicação costuma descrever como são os critérios de julgamento das provas pela banca. Elas sãos dicas fundamentais sobre como analisar um edital de concurso.

- Tenha atenção no peso de cada parte da prova, assim, você consegue definir os conteúdos que merecem mais dedicação; 

- Repare se há algum critério eliminatório, corno zerar uma matéria ou deixar a redação sem título ou, como dizem, "o diabo mora nos detalhes";

- Fique atento á necessidade de ir com roupas especificas ou com atestado médico recente em testes de aptidão física. 

O conteúdo programático

Não menospreze o conteúdo programático do edital. Muitos concurseiros acabam comprando apostilas antigas com a doce ilusão de que os certames são todos iguais. Mas vai que, justamente nesse, incluíram uma matéria nova ou retiraram alguns temas.

Além disso, a relação de assuntos cobrados é extensa, mas vale a pena colocar todos eles no seu plano de estudos, e jamais duvide que, justamente o que você não estudou vai ser cobrado.

Agora que você sabe coma analisar um edital de concurso, siga essas dicas. Esse é o primeira passo para entender as especificidades da prova, programar-se com os prazos e os conteúdos. Assim, dá para fazer um plano de estudos eficaz. 
 

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Como estudar por questões

Estabeleça um Lar para os seus Objetos e Informações

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir