Autor(a) - Ivan Horcaio
15-03-2020 18h43
Como Avaliar um Edital
Cronogramas, livros e apostilas sem fim. Essa é a vida de quem vai estudar para concurso. Mas você pode estar se esquecendo de um detalhe importante. O edital.
Não subestime as regras do jogo.
Saber como analisar um edital de concurso já coloca você uns passos à frente de outros candidatos.
Afinal, é ali que estarão descritas as principais especificidades do certame. Cargos, estilos de prova e conteúdos programáticos, tudo isso muda a forma como você precisa organizar seus estudos. Saiba que cada banca examinadora leva em conta critérios diferentes na hora de avaliar as respostas.
Exatamente. Cada concurso é único. Por isso é necessário saber como analisar o edital.
Os cargos
Geralmente, após as disposições preliminares do concurso público, que incluem a validade de homologação do certame e alguns respaldos legais para a inscrição dos candidatos, a primeira seção que merece importância é a dos cargos.
Nela, você vai ver quais são as vagas abertas para os candidatos, além de um detalhe fundamental: os requisitos básicos. Deixar passar essa informações pode levar a uma jornada de estudos em vão, já que existe a possibilidade de você não ter a formação necessária para a vaga.
Também é nessa parte que o edital descreve o salário para cada vaga. Então, imprima, grife com um marca-texto bem chamativo e fixe essa parte em um espelho da sua casa. Afinal, é Lima baita motivação para permanecer firme e forte na rotina de estudos.
As inscrições
Depois, costuma vir a seção com informações sobre as inscrições. Leia e releia essa parte muito carinho. É aqui que estarão indicados os prazos e o local para candidatura, os dados para pagamento da inscrição e as especificidades para pessoas com deficiência e autodeclaradas negros.
Se você perder as datas, não tem choro nem vela, o sonho do cargo de servidor público ficará para a próxima. Então, cuidado redobrado.
As provas
Na seção sobre as provas, você ficará sabendo como é a cobrança dos conteúdos; o estilo de avaliação escolha, questões dissertativas, estudo de caso etc., a duração do exame e a data de aplicação. Esse é outro trecho do edital que merece um espacinho no seu espelho ou um post-it na tela do computador.
Os critérios de classificação
Em seguida, a publicação costuma descrever como são os critérios de julgamento das provas pela banca. Elas sãos dicas fundamentais sobre como analisar um edital de concurso.
- Tenha atenção no peso de cada parte da prova, assim, você consegue definir os conteúdos que merecem mais dedicação;
- Repare se há algum critério eliminatório, corno zerar uma matéria ou deixar a redação sem título ou, como dizem, "o diabo mora nos detalhes";
- Fique atento á necessidade de ir com roupas especificas ou com atestado médico recente em testes de aptidão física.
O conteúdo programático
Não menospreze o conteúdo programático do edital. Muitos concurseiros acabam comprando apostilas antigas com a doce ilusão de que os certames são todos iguais. Mas vai que, justamente nesse, incluíram uma matéria nova ou retiraram alguns temas.
Além disso, a relação de assuntos cobrados é extensa, mas vale a pena colocar todos eles no seu plano de estudos, e jamais duvide que, justamente o que você não estudou vai ser cobrado.
Agora que você sabe coma analisar um edital de concurso, siga essas dicas. Esse é o primeira passo para entender as especificidades da prova, programar-se com os prazos e os conteúdos. Assim, dá para fazer um plano de estudos eficaz.

Ivan Horcaio
Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.