Autor(a) - Ivan Horcaio
24-08-2020 15h38
Concursos Públicos: Presente e Futuro
Pelo que se percebe, no momento em que a pandemia dá ares de que começa a arrefecer é que o cenário, de acordo com os especialistas, deve trazer:
- maior procura e concorrência
- menor número de vagas e de seleções
- foco em reposição de vagas
- maior oferta de vagas em segurança e saúde
- crescimento nas seleções relacionadas a TI e informática
- fortalecimento das vagas nas áreas de controle e fiscalização
Não deve desanimar quem está se preparando.
Quando a abertura de novos concursos for retomada, a maior mudança será o número menor de vagas e de seleções. Os reajustes de salários de servidores públicos estão congelados até 2021, com a aprovação recente da Câmara dos Deputados dos vetos do Presidente Bolsonaro.
Na retomada, a necessidade de pessoal em algumas áreas poderá ser ainda maior do que é hoje, como segurança e saúde.
Há a necessidade de reposição de vacâncias em diversos órgãos públicos que, em tempos de cenário econômico expansionista, a prioridade é a área de planejamento. Já quando o cenário é contracionista, é importante o fortalecimento da área de controle.
A segurança pública e as Forças Armadas devem continuar com concursos públicos normalmente, devido ao perfil político dominante nas esferas federal e estadual. “Nas outras áreas de serviços públicos, primeiro o governo federal irá mudar as bases do recrutamento, depois os recursos serão liberados gradativamente”, afirma.
Após o processo de reforma administrativa, acredita-se que as áreas com maior carência de recrutamento federal serão a Justiça Federal, Previdência Social, Defensoria Pública da União, Advocacia-Geral da União e Receita Federal.
Resumindo, nesses novos tempos vai ser necessária sorte, que na minha opinião é a conjugação de estar preparado e aparecer a oportunidade. Quanto ao preparo, depende de você.
Ivan Horcaio
Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.