Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

24-03-2020 20h01

Estabeleça um Lar para os seus Objetos e Informações

Um bom chef de cozinha tem tudo organizado e sabe exatamente onde estão seus utensílios e ingredientes. Essa prática nos ensina a sermos mais eficientes.

Se você desperdiça muito tempo procurando por objetos ou por informação, é porque está faltando organização e um lar padronizado para encontrar e guardar cada coisa. O ideal é chegar a um ponto em que mesmo na completa escuridão você saiba exatamente onde estão os itens.

Mantenha próximo de você tudo aquilo que você usa diariamente nos seu estudos, e defina locais especiais para servirem de repositório a tudo o que você usa pouco.

Por exemplo, em uma gaveta você pode deixar apenas os itens que são de utilidade diária, e em outra, apenas os itens que são usados ocasionalmente. Na hora de procurar onde está o objeto desejado, você já saberá em qual das gavetas o item se encontra.

Esta técnica também pode ser aplicada na forma que organizamos arquivos no computador. De você está imaginado que tirar um tempo pra isso é muito trabalhoso, então pense no tempo que você dedicará para esta organização como um investimento: é algo que você precisa realizar agora e que vai trazer bons frutos no futuro.

É isso o que acontecerá quando você tiver um lugar para cada coisa. É isso o que as pessoas organizadas fazem: elas mantém a ordem ao dedicar um lar para cada objeto.

Uma dica super importante para você começar é: escolha apenas uma área. Pode ser um armário da cozinha, uma gaveta de seu escritório, ou a pasta de fotos tiradas este mês. Apenas depois de ter sucesso organizando esta pequena área, continue o processo incluindo outras áreas. Assim você evita se sobrecarregar.

Vivam a vida, e até breve.

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Como Avaliar um Edital

Você Conhece Vilfredo Pareto?

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir