Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

09-03-2020 10h54

Estratégia ou Tática?

Saber distinguir o que é estratégia  e o que é tática é essencial para quem está estudando para passar numa prova, concurso ou exame.

Esses termos vão aparecer com demasiada frequência ao longo desse período e, por mais trivial que soe, a verdade é que poucos realmente compreendem o que é cada conceito. Saiba que muitas estratégias falham por que não são realmente estratégias!

É muito importante traçar estratégias e táticas, bem como assegurar sua correta execução rumo aos objetivos organizacionais.

Afinal, o que é estratégia? O que é tática? Quais as relações entre elas? Por que isso é tão importante?

O primeiro autor de Estratégia, Sun Tzu, que escreveu A Arte da Guerra, uma obra literária escrita por ele, por volta do ano 500 a.C., uma obra funciona como um manual estratégico para conflitos armados, mas que pode ter várias aplicações em outras áreas da vida, diz que as táticas tratam do uso de força em combate, enquanto que a estratégia foca nos combates como forma de se alcançar os objetivos (em uma guerra, no exemplo militar de Tzu).

O estrategista pioneiro ainda é mais explícito: “todos os homens podem ver as táticas que uso para conquistar, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia pela qual evolui a grande vitória”.

Em linhas gerais, você pode ter a estratégia de se destacar como estudante de qualquer desafio que fo. Nesse caso, suas táticas poderiam ser os cursos/formações que irá fazer, quem serão seus exemplos e inspirações e implementar conteúdo em sites, livros, vídeos, etc.

No seu caso, um bom exemplo seria imaginar que a estratégia seja ser aprovado em um concurso e, depois, ir galgando outros mais interessantes.

As táticas poderiam ir desde estipular programas de estudo, até se inscrever em excelentes cursos preparatórios, à distância ou mesmo presenciais. Formar grupos de estudo, etc.

A estratégia exige que você olhe para o futuro e trace cenários, enquanto que a tática mostrará os passos de curto prazo que o ajudarão a alcançar sua visão.

Dá para perceber que estratégia e tática não devem andar separadas, pois uma completa a outra. Portanto, tenha sempre uma estratégia no horizonte, e crie a tática que melhor funciona para atingir esse objetivo.

Vivam a vida, e até breve.
 

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Mens Sana in Corpore Sano

Resolução de Questões de Concursos é Essencial

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir