Autor(a) - Ivan Horcaio
03-03-2020 18h56
Foco
A capacidade de atenção é como um músculo que, sem uso, vai definhar. Ao praticar, essa capacidade se fortalece. Quando dedicamos nossa atenção em qualquer coisa, estamos fazendo uma escolha que tem consequências. Essa é uma maneira muito valiosa de entender a atenção.
Perceba que a qualquer momento somos nós que estamos no comando, fazendo escolhas, e para escolher corretamente, temos que adquirir consciência sobre quais são as consequências das escolhas.
Aceitar qual é o preço que estamos pagando.
Vamos dar exemplo pra ilustrar: quando você dedicar sua atenção por vinte minutos assistindo a um programa de televisão com notícias violentas, o que está esperando colher como resultado? Qual é o preço que está pagando? Que outras coisas você poderia fazer e deixou de lado por ter escolhido esses vinte minutos de notícias violentas?
E se, em vez da televisão, você escolher se exercitar por vinte minutos? Qual é a diferença de resultados que vai colher? Ou se dedicar esses vinte minutos estudando um idioma estrangeiro ou alguma matéria que é importante para se concurso?
Você escolhe onde dedica sua atenção! Sempre.
Sempre que se lembra que sua atenção é determinada pela sua escolha, isso ajuda em ter decisões conscientes e de maior qualidade, fortalecendo seu poder de decisão.
Assim, a atenção é um tipo de investimento. E investimentos são diferentes escolhas que trazem diferentes consequências. Pra manter essa analogia, perceba quais são as diferentes formas de uso do dinheiro e as diferentes consequências:
- Se você tem uma quantidade de dinheiro no banco, pode fazer um saque e gastar tudo em uma noite de festa;
- Você pode comprar um carro que parece ser uma pechincha mas que no final das contas vai te custar ainda mais dinheiro com manutenção;
- Pode investir em ações de alto risco em uma empresa que pode falir;
- Pode deixar o dinheiro parado na poupança enquanto a inflação vai corroendo o poder de compra.
- Pode investir o dinheiro em um negócio próprio e receber grandes lucros.
De modo semelhante, a atenção é também um recurso valioso que nós temos com
diferentes possibilidades de aplicação.
Podemos não pensar muito a respeito e deixar a vida nos levar, simplesmente reagindo às expectativas de quem está ao nosso redor, ou podemos decidir assumir comando das coisas, indo atrás do que nos interessa, resistindo às distrações.
Vivam a vida, e até breve.

Ivan Horcaio
Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.