Vade Mecum Brasil

Autor(a) - Ivan Horcaio

25-03-2020 20h16

Você Conhece Vilfredo Pareto?

O objetivo é ajudar a identificar e eliminar atividades, projetos e quaisquer outras coisas que não sejam realmente importantes.

E, para a identificação e eliminação, veremos algumas ideias e conceitos muito úteis e incrivelmente simples.

Ter contato com esses conceitos pode fazer a diferença para a sua vida.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o Princípio de Pareto, mais conhecido como Princípio 80/20, mas ainda assim seria interessante algumas palavras sobre essa espécie de “lei do menor esforço”.

Trata-se de uma constatação surpreendente feita pelo economista italiano Vilfredo Pareto e que certamente lhe parecerá verdadeira.

O Princípio 80/20 afirma que existe um forte desequilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados. Em linhas gerais o Princípio 80/20 afirma o seguinte:

80% dos resultados positivos que alcançamos em nossas vidas são frutos de apenas 20% dos nossos esforços.

Isso implica dizer algo que talvez o deixe perplexo: 80% dos seus esforços e de sua força de trabalho são responsáveis por apenas 20% de todos os seus resultados positivos!

Entenda algo muito importante a partir desse ponto:

Você está dedicando uma parcela enorme da sua energia e tempo para obter resultados mínimos e que contribuem pouco para o alcance dos seus objetivos. Se você deseja tornar-se produtivo de maneira sustentável você precisa identificar qual subconjunto do seu total de atividades lhe rende os melhores resultados e então trabalhar com foco máximo nessas atividades com o objetivo de multiplicar os seus resultados.

Pegue agora a sua lista de tarefas e analise as atividades que você listou. Se você for muito criterioso ao pensar sobre essas atividades, certamente irá descobrir que esse subconjunto corresponde a um grupo muito pequeno se comparado ao total de atividades com as quais você se ocupa diariamente.

A maioria das pessoas vive afogada em um mar de minúcias desimportantes e em atividades ineficazes. A relação matemática 80/20 não é realmente importante aqui, o que estamos tentando lhe dizer é que todos nós possuímos apenas algumas poucas ocupações e tarefas que são, de fato, eficazes e um número muito maior que são absolutamente ineficazes. Esse é o ponto.

Identificar quais as nossas atividades mais eficazes é uma tarefa relativamente simples. Um exemplo fácil: se um vendedor possui clientes é fácil perceber quais deles são mais lucrativos e respondem por uma parcela maior do seu rendimentos.

Talvez existam alguns deles que, além de não serem lucrativos, desperdiçam muito do seu tempo com indecisões e lhe causem toda a sorte de problemas. Simples: Elimine-os

Essa decisão pode ser emocionalmente difícil, mas os eliminar permitirá que ele dedique mais tempo e energia para encontrar novos clientes que proporcionem lucros melhores e um relacionamento comercial mais saudável.

Entende agora a “dinâmica” da eliminação?

O ponto fundamental é o seguinte: Ser absolutamente seletivo e fazer menos coisas é o caminho da produtividade.

Concentre-se no pouco que é realmente eficaz e elimine todo o resto em um nível prático e mental.

Aprenda a não agir indiscriminadamente desde já, torne-se eficaz.

Atenção: o conteúdo desta publicação, bem como as ideias apresentadas, não representam necessariamente a opinião desta coluna, sendo de inteira responsabilidade de seu autor.


Generic placeholder image
Ivan Horcaio

Advogado. Autor de várias obras jurídica, notadamente de dicionários jurídicos, e também nas áreas de concursos públicos e Exame de Ordem. Foi editor chefe de conhecida editora jurídica, tento trabalhado na elaboração, edição e publicação de dezenas obras, sendo o organizador do vade mecum dessa editora por seis anos. Diretor de conteúdo do site Vade Mecum Brasil.




Estabeleça um Lar para os seus Objetos e Informações

Aprofundando na técnica Pomodoro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


^
subir